INSS Libera a Correção de Dados no Cnis, Sem Precisar Sair de Casa

()

INSS Libera a Correção de Dados no Cnis, Sem Precisar Sair de Casa – A alteração no Cadastro Nacional de Informações Sociais deve ser feita por meio do número de telefone 135.

INSS Libera a Correção de Dados no Cnis, Sem Precisar Sair de Casa

Desde o dia 15 de Maio, o Instituto Nacional do Seguro Social está realizando a atualização de vínculos trabalhistas e de salários, que, por alguma razão, não foram corretamente computados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

E, além de facilitar no processo de quem deseja e está apto para solicitar o seu benefício previdenciário, esta mudança também pode ajudar os contribuintes que foram impactados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e que ainda estão tentando receber o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 – e que, segundo o ministro Paulo Guedes, foi estendido para mais dois meses.

Retificação de Informações – INSS Libera a Correção de Dados no Cnis

Após entrar em contato com o INSS, pelo telefone 135, o segurado terá acesso a uma ferramenta, na qual ele poderá enviar, sem sair de casa, os documentos que comprovem os dados divergentes, como:

  • Carteira profissional;
  • Ficha de registro na empresa;
  • Rescisão ou aviso-prévio – se não tiver estes documentos, eles podem ser adquiridos por e-mail ou por telefone do RH da empresa em que exerceu atividades trabalhistas;
  • Dentre outros.

Segundo a advogada e Presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Adriane Bramante, “se você já tem a rescisão ou o aviso-prévio em casa, por exemplo, provas que demonstram a data divergente, pode solicitar a retificação, sem precisar esperar o retorno da empresa”.

Em seguida, depois de enviar o(s) documento(s) e fazer a solicitação, o contribuinte deve acompanhar o andamento do processo, que não tem um prazo estipulado para um retorno, por meio do Meu INSS. INSS Libera a Correção de Dados no Cnis.

Atraso nas Contribuições

No caso do segurado que ficou sem contribuir por um tempo e que agora deseja fazer o acerto de recolhimento com a Previdência Social, também pode solicitar o cálculo da pendência e a guia de pagamento, sem sair de casa, através do Meu INSS.

E, embora quitar o atraso facilite na hora de requisitar um benefício, é preciso que o trabalhador esteja ciente de que haverá juros e multas, com correção pela Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Além disso, é preciso comprovar que trabalhou como autônomo antes de pagar as pendências, porque, ainda de acordo com a Dra. Adriane Bramante, “se fizer o pagamento sem essa prova, você corre o risco de perder o dinheiro que já pagou”. INSS Libera a Correção de Dados no Cnis.

Saiba Como Fazer a Correção dos Dados Sem Sair de Casa

Para fazer a retificação das informações que constam no Cnis, sem sair de casa, basta:

  1. Acessar o extrato previdenciário no portal do Meu INSS e verificar todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários;
  2. Providenciar os documentos necessários para comprovar os dados que estão faltando no Cadastro;
  3. Em seguida, deve ligar para o telefone 135 e solicitar a correção no Cnis;
  4. Logo, o funcionário do Instituto irá abrir, por meio do CPF do contribuinte, uma área no Meu INSS, para que ele possa incluir os documentos comprobatórios;
  5. Com isso, o segurado deve anexar as provas e aguardar uma resposta do INSS.

Mas atenção! Para incluir os documentos é preciso:

  1. Primeiramente, digitalizar toda a documentação necessária antes de acessar o sistema, já que ele expira caso a pessoa não navegue pela página por um tempo;
  2. Que os documentos sejam originais ou cópias autenticadas e estejam salvos em formato de PDF;
  3. Se possível, compilá-los em um único arquivo, com no máximo, 30 MB, para facilitar a análise;
  4. Anexar cada documento conforme a ordem solicitada pelo Instituto.

Para os segurados que forem acertar as contribuições, é preciso:

  • Entrar em contato com o INSS, também pelo telefone 135, e solicitar o cálculo do valor devido em atraso, para que uma guia com o pagamento dos últimos cinco anos seja emitida;
  • E comprovar, através de documentos, que trabalhava como autônomo antes de pedir o acerto. INSS Libera a Correção de Dados no Cnis.

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo / 5. Contagem de Votos:

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo / 5. Contagem de Votos:

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Compartilhe:

Voltar

 



Recentes na Mídia


Especialidades

Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital - Política de Privacidade