Saiba Como Solicitar Benefícios em Tempos de Quarentena e Sem Sair de Casa

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Saiba Como Solicitar Benefícios em Tempos de Quarentena e Sem Sair de Casa – Opções dos serviços disponibilizados pelo Instituto aumentaram com a pandemia

Atualmente, não só os brasileiros, mas toda a população mundial está sendo impactada, direta ou indiretamente, pela pandemia de COVID-19. E, como forma de minimizar a disseminação do vírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem pedido para que quem possa, fique em casa, só saia se houver necessidade, higienize as mãos corretamente, evite aglomerações e tocar no rosto, por exemplo.

E em meio à isso, as Agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão fechadas temporariamente até 19/06/2020 pelo menos, como forma de reforçar o isolamento social, já que somente os serviços essenciais estão funcionando, como os hospitais, as farmácias, e os restaurantes, que estão atendendo por drive-thru, dentre outros.

Por isso, o Instituto tem lembrado aos cidadãos dos serviços que prestam online, através do Meu INSS, que pode ser acessado tanto pelo site, quanto pelo aplicativo (Android e iOS), e ainda disponibiliza a opção de acompanhar o status dos requerimentos.

Logo, o segurado que precise ou queira verificar o andamento ou dar entrada no seu benefício de direito, pode contar com a ajuda do INSS Online para fazê-lo a distância. Isso, porque o sistema permite à pessoa encaminhar toda a documentação requisitada via internet, já que as Agências não atenderão presencialmente.

Meu INSS – Como Acessar

O Meu INSS pode ser acessado tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo que está disponível, gratuitamente, para Android e para o iOS. E para fazê-lo, caso já tenha um cadastro, é só cadastrar login e senha.

E se não o tiver, basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar a opção de cadastrar uma senha;
  2. Preencher os campos com os dados pessoais (CPF, nome completo, telefone e e-mail);
  3. Clicar em “Eu não sou um robô” e aceitar os termos;
  4. Fazer o login com o número de CPF e com a senha provisória fornecida na hora do cadastro;
  5. Em seguida, irá aparecer uma mensagem para criar uma senha definitiva, que deverá ser alfanumérica, ou seja, deve ser composta por letras maiúsculas, minúsculas e por números.

Mas, caso a pessoa queira somente acompanhar o pedido, ela pode clicar diretamente em “Agendamento/Solicitações”, que é o primeiro item em destaque na tela, logo que o usuário acessa o site, ou seja, na área de serviços sem senha.

Serviços Disponíveis – Benefícios em Tempos de Quarentena

Após logar na plataforma, o segurado terá acesso ao Meu INSS e todos os serviços públicos digitais do Governo Federal, conforme pode ser consultado a seguir:

  • Solicitar e acompanhar o pedido de Aposentadoria, do Benefício Assistencial;
  • Pensão por Morte, do Salário-Maternidade Urbano e do Auxílio-Doença.
  • Acessar a carta de concessão do benefício e os extratos previdenciário (Cnis), de empréstimo consignado e para Imposto de Renda (IR);
  • Agendar e ver o resultado da perícia médica;
  • Consultar a revisão de benefício, conforme o artigo 29;
  • Pedir:
  • Cadastrar ou renovar o representante legal do beneficiário;
  • Atualizar os dados cadastrais do usuário;
  • Solicitar o pagamento de benefício que ainda não foi feito;
  • Acessar a certidão para saque de PIS (Programa Integração Social) / PASEP (Programa de Formação do
  • Patrimônio do Servidor Público) / FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Solicitar o bloqueio/desbloqueio de empréstimo consignado;
  • Cadastrar a pensão alimentícia;
  • Fazer os cálculos de contribuição em atraso e da GPS (Guia da Previdência Social), assim como também pode emiti-la.

Documentos Necessários – Benefícios em Tempos de Quarentena

Os documentos necessários para dar entrada em um requerimento dependem do tipo de benefício / serviço que o segurado está solicitando, mas no geral, é preciso dos documentos pessoais e da carteira de trabalho. No mais, é indicado consultar a página oficial do órgão para identificar quais providências deve tomar antes de acessar o portal.

Para o requerimento de benefício por incapacidade (auxílio-doença), o sistema está permitindo que seja incluído o relatório médico, com a indicação do nome do segurado (sem rasura), da doença, da CID e do tempo provável de afastamento. Será concedido por 3 meses no valor de um salário mínimo (após análise dos documentos juntados), tendo em vista não estar sendo possível a realização de perícia médica presencial. Após a perícia presencial, o segurado poderá receber o valor do benefício pelo valor a que teria direito e a diferença desde o início da incapacidade.

E para incluir os documentos é preciso:

  1. Primeiramente, digitalizar toda a documentação necessária antes de acessar o sistema, já que ele expira caso a pessoa não navegue pela página por um tempo;
  2. Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas e estarem salvos em formato de PDF;
  3. Se possível, compile-os em um único arquivo, com no máximo, 30 MB, para facilitar a análise;
  4. Anexar cada documento conforme a ordem solicitada pelo Instituto.

Após estas etapas, o pedido é cadastrado no sistema e fica à espera de uma análise dos servidores que estão em regime de teletrabalho, ou seja, de trabalho remoto.

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