Prova de Vida do INSS Deve Ser Feita Até Março

5
(2)

Comprovação precisa ser realizada independentemente da idade, do tipo de benefício e da forma de recebimento, que pode ser por conta corrente, poupança ou cartão magnético

O procedimento, que deixou de ser exigido no ano passado por causa da COVID-19, retornou este ano e deve ser realizado até o final do mês de Março para que os segurados não percam seus benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Para fazer a prova de vida é preciso comparecer, munido de um documento de identidade com foto, em qualquer agência do INSS, em embaixadas e consulados, e em alguns terminais de autoatendimento onde há biometria. Enquanto que os aposentados que apresentam dificuldades para se locomoverem podem realizar a comprovação na sua própria residência.

Já nos casos de quem precisa de um procurador, é preciso que o intermediário se dirija a uma agência da Previdência Social com o atestado médico emitido em um prazo inferior a 30 dias e com a procuração registrada em cartório.

Prazo da Prova de Vida Expira em Março

Conforme consta na Portaria nº 1.266/2021, publicada em 20 de Janeiro de 2021 no Diário Oficial da União, os pagamentos serão transferidos normalmente aos aposentados e pensionistas até o mês de Março, quando também termina o prazo para que o segurado comprove que está vivo, permitindo assim que a manutenção do benefício seja feita.

Nos casos de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados, os pagamentos serão feitos normalmente até 30 de Junho, que inclusive é a data limite para realizarem a sua prova de vida.

Prova de Vida e Meu INSS

Os beneficiários com mais de 80 anos de idade ou que tenham restrições para se locomoverem estão autorizados, desde Agosto de 2020, a realizarem a prova de vida por meio do site ou do aplicativo Meu INSS, que está disponível tanto para iOS quanto para Android.

Mas, desde que aqueles que têm a mobilidade comprometida possam comprová-las com atestado ou com declaração médica, e somente se este documento estiver em condições de ser anexado e enviado pela internet com as demais exigências.

Assim sendo, para realizar a comprovação de vida online é preciso baixar os aplicativos Meu INSS e Meu gov.br (também disponível nos dois sistemas operacionais móveis); tirar uma foto de rosto com a câmera frontal (selfie); informar a data de emissão da carteira de motorista (CNH) ou o número do título de eleitor, para comprovar a sua identidade, e encaminhar todos os documentos anexados eletronicamente.

Entendendo o Conceito de Prova de Vida

A Prova de Vida, também conhecida como “renovação de senha” ou “fé de vida”, se trata de um procedimento anual e obrigatório do Instituto Nacional do Seguro Social para saber se o segurado está vivo e se permanece no direito de receber os valores referentes ao benefício requerido (pensões e aposentadorias).

Para isso, a pessoa precisa comparecer, uma vez por ano e pessoalmente, na agência do banco pagador – ou providenciar uma procuração – munido de um documento de identificação oficial com foto. Esta medida é utilizada como forma de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Mas caso o prazo estipulado não seja cumprido, vale lembrar que está sujeito ao corte de seus salários advindos do órgão. Primeiramente, é feito um bloqueio do pagamento quando a prova de vida não é feita no final de 12 meses da última comprovação. E após seis meses sem realizá-la, o benefício é cessado.

Mais Informações sobre Prova de Vida na Internet:

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo 5 / 5. Contagem de Votos: 2

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo 5 / 5. Contagem de Votos: 2

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Compartilhe:

Voltar

 



Recentes na Mídia


Especialidades

Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital - Política de Privacidade