fbpx

Número de servidores federais aposentados no primeiro semestre já supera o ano inteiro de 2018

Número de servidores federais aposentados no primeiro semestre já supera o ano inteiro de 2018: A quantidade de servidores federais que se aposentaram no primeiro semestre de 2019 já superou o ano inteiro de 2018 e representa um aumento de 9,6%. Entre janeiro e junho desse ano, foram 20.652 novos aposentados. No ano passado, foram 18.835. Os dados são do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia.

Número de Servidores Federais Aposentados no Primeiro Semestre já supera o ano inteiro de 2018

Para a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), especialista em Direito Previdenciário Adriane Bramante, dois fatores influenciam na elevação do número de aposentadorias: a incorporação da gratificação por desempenho nos salários dos aposentados e a insegurança diante da reforma da Previdência.

A maior parte dos servidores já estava em abono de permanência e só estava esperando sair a gratificação para levar esse valor para aposentadoria. A liberação desse benefício ocorreu no fim do ano passado. Outro motivo é a reforma da Previdência, porque há a dúvida sobre o que vai acontecer com os servidores, mesmo aqueles que já tinham o direito adquirido. A insegurança é tanta que essa corrida para se aposentar se intensificou — disse.

Em 2018, 31,6% desses aposentados eram do Ministério da Educação. Em 2019, a maior parte (32,47%) foi do Ministério da Economia, já que o governo de Jair Bolsonaro aglutinou em uma só pasta os ministérios do Planejamento, do Trabalho, da Fazenda, da Previdência Social e da Indústria e Comércio Exterior.

Para especialista, resultado final será de economia

Para o diretor do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Luiz Felipe Veríssimo, mesmo que o governo federal gaste mais neste primeiro momento com o pagamento de benefícios, o resultado geral será de economia após a aprovação da reforma da Previdência.

Não sei se o governo estava preparado para essa alta que vai, com certeza, influenciar no caixa, mas, no fim das contas, a economia será maior do que o prejuízo porque hoje, pelas regras atuais, 20% dos menores salários são descartados (na hora de calcular o benefício, considerando-se apenas os 80% maiores). Com a Reforma da Previdência 2019, isso não vai acontecer (pois serão consideradas 100% das contribuições feitas ao longo da vida), mas ainda precisamos aguardar a votação final da PEC (Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras previdenciárias) — avaliou.

A Região Sudeste é a que tem o maior número dos novos servidores federais aposentados (35,3%), seguida pela Região Nordeste (26,7%). Em relação ao sexo, 50,1% são homens, e 49,9%, mulheres.

Sobre a escolaridade, 68,1% dos aposentados em 2019 exerciam cargos de nível médio, e 28,5%, de nível superior.Região Sudeste é campeã de benefícios concedidos e número de mulheres aposentadas cresceu em 2019

Fonte:

https://www.ricardoantunes.com.br/noticias/3833/servidores-federais-que-se-aposentaram-no-10-semestre-deste-ano-ja-superam-os-de-todo-2018

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo / 5. Contagem de Votos:

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Compartilhe:

Voltar

 



Recentes na Mídia


Especialidades

Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital