Nova oportunidade para desenvolver Rio Grande

Quando o governo do Estado resolveu acabar com a política de manter distritos industriais próprios, extinguindo a Companhia Estadual de Distritos Industriais (Cedic), alguns dos que existiam foram passados para as prefeituras. Dois, no entanto, ficaram abandonados, os de Rio Grande e Bagé. Agora, o Distrito Industrial de Rio Grande (Dirg), que tem uma área magnífica, de 500 hectares, em zona retroportuária, isto é, anexa ao porto, vai ser retomado e poderá atrair empresas que ajudarão a minorar os prejuízos do esvaziamento do polo naval. O primeiro passo foi a extinção da não nascida Zona de Processamento de Exportações (ZPE), que havia recebido parte da área para se instalar, mas não o fez; o segundo foi a contratação da Bourscheid Engenharia, empresa de Porto Alegre, que faz estudos e projetos de engenharia, arquitetura, urbanização e meio ambiente para definir os espaços da área e seus usos, visando à atração de indústrias e empresas de logística.

Nova oportunidade II

E o terceiro passo, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que deu ganho de causa à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS), confirmando a diminuição do débito do Estado de mais de R$ 20 milhões para R$ 8 milhões, bem como a redução das penhoras e reavaliação dos imóveis localizados no Distrito Industrial. A decisão do STF foi conhecida na semana passada, dia 6. Trabalharam na ação os procuradores Lívia Deprá Camargo Sulzbach e Victor Herzer da Silva. Segundo o agente setorial junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, procurador Bruno Vicente Becker Vanuzzi, essa vitória dará novo impulso aos investimentos em logística e indústria na região Sul do Estado, os quais vinham sendo prejudicados pelas penhoras dos lotes industriais localizados junto ao porto do Rio Grande.

Rua da Praia Shopping

O Rua da Praia Shopping abrirá nesta segunda-feira ambientado com as peças da sua nova campanha institucional de 25 anos, que reforça a identidade do shopping e o seu vínculo com os porto-alegrenses. É um dos mais antigos shoppings de Porto Alegre, e suas atividades estão integradas ao polo cultural, gastronômico e turístico que o centro da cidade oferece, segundo Eduardo Isdra Záchia, diretor-superintendente do empreendimento.

Aposentadoria

Os brasileiros que estão em idade de se aposentar ou se aproximando dela vão levar mais um golpe desferido pelo governo federal. O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, anunciou que vai mandar para o Congresso a reforma da Previdência, na qual uma das propostas mexerá com a idade mínima para aposentadoria. A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, teme “mais um prejuízo para o cidadão, como sempre tem acontecido quando se fala em reforma na Previdência”. Em sua opinião, o governo deveria mudar o sistema de custeio da Previdência, e não os benefícios. Com a desoneração da folha de pagamento, para beneficiar empresas, tirando da previdência uma contribuição segura e passando para contribuição sobre faturamento, o governo direcionou o dinheiro arrecadado para o caixa da União, não repassando-o integralmente para a Previdência, explica Berwanger. “Se todo o dinheiro arrecadado em nome da Previdência fosse efetivamente para ela, haveria superávit no setor”, concluiu.

Sicredi Sul

A Central Sicredi Sul, que reúne as 42 cooperativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina integrantes do Sistema Sicredi, está atendendo em novo endereço, no condomínio Trend (rua Manoelito de Ornellas, 55, 19º andar, no bairro Praia de Belas). Há entrada, também, pela avenida Borges de Medeiros.

Verão

No embalo do verão, a Farmácias Associadas lançou nova campanha publicitária. Com o slogan O sol seu amigo, a peça assinada pela Agência Matriz dá destaque aos produtos da linha Solar da marca própria Revitart.

Vipal

A gaúcha Vipal Borrachas, líder na América Latina e uma das maiores fabricantes mundiais de produtos para a reforma de pneus, conta com três novas reformadoras em sua rede autorizada. Pertencentes ao Grupo Dafonte, as novas unidades são de Juazeiro, na Bahia; Bayeux, na Paraíba; e Jaboatão Prazeres, em Pernambuco.

Motorhome

O município de Santo Antônio da Patrulha quer atrair proprietários de motorhomes (veículos-casa). Quem emplacar o veículo na cidade receberá de volta 25% do total do imposto pago. Para o prefeito Paulo Bier, a lei incentiva quem gosta dos veículos, o turismo e a economia local. “Criamos um evento anual, um encontro de motorhome e, a partir daí, os participantes passaram a divulgar nosso município e, quando estão aqui, consomem do nosso mercado local, estimulando nossa economia”, diz Bier.

Peritos médicos

O descaso do governo federal é que está prolongando a greve dos médicos peritos do INSS, que completou quatro meses na semana passada. A informação é da representante da Associação Nacional dos Médicos Peritos e diretora do Sindicato Médico do RS (Simers), Clarissa Bassin. No Rio Grande do Sul, menos de 30% das perícias foram realizadas durante esse período, e cerca de 70% da categoria está paralisada. No Brasil, mais de 2 milhões de perícias deixaram de ser feitas. “Mesmo assim, o governo não se preocupa com a população e insiste em não atender às reivindicações dos peritos, que envolvem desde melhores condições de trabalho a mais segurança”, ressalta Clarissa. O INSS tem aproximadamente 4.456 médicos peritos. De 2011 a 2015, quase a metade (mais de 2 mil) pediu demissão diante das más condições de trabalho.

Fonte: Jornal do Comércio

0/5 (0 Reviews)
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compartilhe:

Voltar

 

Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital