INSS começa a mandar cartas chamando aposentados por invalidez para revisão

0
(0)

A partir desta sexta-feira (25), o governo começa a enviar cartas aos aposentados por invalidez para agendarem uma perícia médica. Num primeiro momento, serão convocadas as pessoas com menos de 60 anos e que estão há mais de 2 anos sem revisão do benefício.

Nessa primeira leva, estão sendo chamados 22.057 trabalhadores em todo o país, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.

A convocação faz parte do pente-fino que o governo está fazendo nos benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

O governo espera revisar, ao todo, 1 milhão de aposentadorias por invalidez e 530 mil auxílios-doença, mas os trabalhadores estão sendo chamados aos poucos. Até agora, só haviam sido convocados trabalhadores que recebem auxílio-doença , mas os trabalhadores estão sendo chamados aos poucos. Até agora, só haviam sido convocados trabalhadores que recebem auxílio-doença. Essa é a primeira chamada para aposentadoria por invalidez.

O ministério afirma que até 4 de agosto foram feitas 210.649 perícias de trabalhadores que recebiam auxílio-doença. Desse total, 168.396 benefícios foram cancelados. Outros 20.304 benefícios foram cancelados porque o trabalhador não apareceu para a perícia.

Quem entrou no pente-fino? Segurados que recebem auxílio-doença há mais de dois anos; Aposentados por invalidez com menos de 60 anos e que recebem o benefício há mais de dois anos; a exceção são aqueles com 55 anos ou mais que recebem o benefício há mais de 15 anos.

Como agendar a perícia?

Todos os beneficiários que receberem a carta de convocação devem agendar a perícia pelo telefone 135.

Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do PIS/Pasep) do segurado, o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações.

O que levar no dia da perícia?

No dia da perícia, deverá ser apresentada toda a documentação médica que justifique o recebimento do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames.

Não tem como ir? Se a pessoa estiver internada ou doente e não puder comparecer à perícia deverá pedir a alguém de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências, sobre o impedimento.

Esse representante deve levar o documento de identidade do segurado e um documento que comprove que não tem como comparecer –um atestado médico, por exemplo. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo 0 / 5. Contagem de Votos: 0

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo 0 / 5. Contagem de Votos: 0

Estamos Analisando os votos

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

Diga-nos o que não gostou.

Compartilhe:

Voltar

 



Categorias

Recentes na Mídia


Especialidades

Últimas Notícias
Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital - Política de Privacidade