INSS ONLINE – AJUDA OU ATRAPALHA?
O Instituto Nacional do Seguro Social criou a Central de Serviços Meu INSS com o intuito de modernizar o atendimento, diminuir as enormes filas nas agências físicas e, consequentemente, facilitar a vida dos segurados.
A ferramenta que ganhou destaque, principalmente, a partir do segundo Semestre de 2018, também é conhecida como INSS Digital, com serviços que podem ser consultados e agendados, por exemplo, por meio do computador ou de um aparelho celular.
O segurado consegue acessar e acompanhar todas as informações do seu histórico de trabalho, como os dados sobre as contribuições previdenciárias já realizadas, os períodos trabalhados; pode solicitar benefícios, editar os dados cadastrais, e assim por diante.
Apesar de a ideia ser boa e por acompanhar os avanços tecnológicos, a ferramenta acaba não sendo tão útil e nem prática para os segurados que têm a idade mais avançada, que inclusive, fazem parte de uma parcela considerável do público da Previdência Social.
Salvo exceções, há muitos segurados que não estão acostumados com esse mundo digital e acabam não usando a ferramenta. Precisa muitas vezes se socorrer da a ajuda de algum parente ou amigo que o ensine ou que faça os agendamentos ou as consultas por ele.
COMO REALIZAR O CADASTRO NO MEU INSS
Quem deseja utilizar esse tipo de ferramenta precisa cadastrar e obter um código de acesso no site do próprio Instituto ou através do aplicativo Meu INSS.
Para isso, é importante ter em mãos os documentos pessoais e a Carteira de Trabalho, já que, por segurança, é preciso conferir os dados do solicitante, como o número de CPF, data de nascimento, as datas de recebimento de benefício ou da realização de contribuições, nomes das empresas trabalhadas, dentre outros.
O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet, através do site do INSS. Mas caso o segurado erre alguma pergunta, ele terá que aguardar o período de 24h para tentar novamente ou entrar em contato com a Central pelo número de telefone 135. Caso não consiga, deverá comparecer a uma agência do INSS.
Cadastro
Para se cadastrar é necessário:
- Acessar a página do Meu INSS;
- Preencher os campos com os dados pessoais;
- Fazer o login com o número de CPF e com a senha provisória fornecida na hora do cadastro;
- Em seguida, irá aparecer uma mensagem para criar uma senha definitiva, que deverá ser alfanumérica, ou seja, deve ser composta por letras maiúsculas, minúsculas e por números.
Quando for necessário preencher algum campo com senha, o usuário irá encontrar um cadeado na página do site. Caso contrário, o acesso é livre para a solicitação de serviços online, como é o caso do agendamento de benefício, por exemplo.
INSS Online – Serviços Online Disponíveis
Dentre as opções de serviços oferecidos e que também podem ser consultados estão:
- Atualização do endereço cadastrado;
- Contagem do tempo de serviço vinculada ao CNIS;
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais ou simplesmente, Extrato Previdenciário);
- Extrato do IR (Imposto de Renda);
- Histórico do Crédito de Benefício;
- Carta de Concessão;
- Extrato de Empréstimo Consignado;
- Consulta da Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta;
- Agendamento de atendimento.
Se por alguma razão, você tenha dúvidas no processo ou queira mais informações, é só entrar em contato com o Instituto através da agência mais próxima ou pelo número da Central 135.