INSS Digital: parceria com empresas vai agilizar acesso a serviços
Segurados do INSS no Rio, terão uma novidade nos serviços digitais implementados pelo órgão. Braço do projeto chamado ‘INSS Digital’, empresas poderão, a partir de uma cordo de cooperação técnica com o instituto, facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.
— Com o acordo, trabalhadores que solicitarem esses serviços não precisão ir a uma agência entregar os documentos. Toda a documentação será entregue para a própria empresa, que já entregará ao INSS digitalizado. Isso vai desburocratizar o primeiro atendimento e agilizar o acesso aos benefícios — explica Luciana Melo, chefe da divisão de benefícios do INSS no Rio.
Na primeira etapa do programa, trabalhadores do Banco Itaú, Light, Cedae, Furnas, OAB-Rio, e grupo Globo já poderão solicitar serviços de forma menos burocrática e sem precisar fazer agendamento em algum posto. Segundo dados do INSS, o tempo médio de espera para o primeiro atendimento em uma das agências, no Rio, chega a quatro meses.
— Com o projeto não será necessário esperar um tempo tão longo para entregar a documentação em uma agência. E, com a desburocratização, que deixará toda a documentação na nuvem, diminuiremos o tempo total de espera para liberar o benefício — destaca Luciana.
Conforme informou a gerente do INSS ao EXTRA, os acordos de cooperação técnica podem ser ampliados no Rio ao longo desse ano e de 2018. A ideia é que entidades representativas, como sindicatos, também possam receber a documentação de trabalhadores para o requerimento de benefícios.
O projeto Piloto do INSS foi testado pela primeira vez na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e fez com que o tempo médio de espera do trabalhador na agência caísse de 120 para 30 minutos. Já o tempo médio de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias.
SERVIÇOS ONLINE
Pelo projeto INSS Digital o segurado terá acesso a serviços de forma mais rápida e com segurança. O novo modelo transforma a tramitação dos processos em papel para formatos digitais, o que deve tornar mais ágil o recebimento e análise de documentação e requerimentos, bem como a distribuição dos processos de forma eletrônica.
Hoje, segurados do INSS já podem ter acesso a uma série de serviços online, sem precisar se deslocar até um posto e perder tempo em filas. Um dos canais para apressar o atendimento é a plataforma digital chamada “Meu INSS”, que já conta com cerca de dois milhões de senhas cadastradas. No endereço meu.inss.gov.br, é possível acessar extrato de pagamento, agendar atendimento em agências e solicitar senha do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne todas as informações do segurado, além da contagem de tempo de serviço, crucial para solicitar a aposentadoria.
O objetivo do INSS Digital, é implantar experiências-piloto em cinco polos de diferentes realidades de atendimento do INSS no Brasil. A primeira fase de expansão envolve cerca de 300 agências em todo o país.
Fonte: Extra