fbpx

Simulação de Renda Mensal Inicial (RMI)

E projeção aproximada de RMI futura


Simulação de renda mensal inicial (RMI): E projeção aproximada de RMI futura, levando em consideração previsão de contribuições futuras.

Simulação de Renda Mensal Inicial (RMI)

Simulação de Renda Mensal Inicial (RMI)

A maior Dúvida dos Seguradores ao se aproximar a solicitação da Aposentadoria é:

Quanto irá receber de Renda Mensal?

Será Mais ou Menos do que já ganha?

O que poucos sabem, a importância de realizar um planejamento previdenciário.

Todas as dúvidas geralmente levantadas por seguradores são solucionadas por ele.

Como o processo do cálculo da renda mensal, suas simulações e contribuições necessárias para chegar ao piso desejado.

O cálculo da Renda Mensal e Contribuições 

Antigamente a regra para o cálculo da simulação de renda mensal era utilizar a média aritmética dos últimos 36 (trinta e seis) meses de contribuição, ou seja, era possível pagar pouco por muito tempo e aumentar consideravelmente o valor nos últimos 03 (três) anos para receber alta renda mensal do benefício.

Por esse motivo, a regra foi mudada, e hoje o cálculo é feito de forma diferente.

São separados 80% das maiores contribuições feitas ao INSS e delas é feita uma média aritmética simples.

Se o segurado já participava do processo beneficiário antes da mudança da regra (que foi implantada em 1994) o tempo anterior ao ano de 1994 será contado apenas como tempo de contribuição, mas seus pagamentos não serão inseridos nos 80%.

E é por isso que nem todas as contribuições feita ao INSS devem ser no piso máximo para conseguir o mesmo, pois fazendo a contagem corretamente, será necessário contribuir de tal forma apenas 80% das contribuições realizadas e não em absolutamente todas.

Entretanto, para calcular a renda mensal, é considerado bem mais do que as contribuições, há também o fator previdenciário, esse que varia de acordo com o tempo de contribuição e anos de idade, quanto mais velho e mais tempo contribuído tiver, maior será o fator previdenciário, e consequentemente maior será a renda mensal do beneficiário.

O fator previdenciário foi criado para evitar que pessoas se aposentem muito cedo, entretanto é a única forma de receber um salário maior na aposentadoria do que era ganho enquanto trabalhava ativamente.

Mas ele não é obrigatório para todos os tipos de aposentadoria. Os Segurados Especiais, os que se aposentarem pela regra dos 85/95 pontos e os que são aposentados por invalidez não utilizam o fator previdenciário.

Simulação de renda mensal inicial (RMI) 

            Após feito o cálculo inicial do “Salário de Benefício”, assim como a aplicação do “Fator Previdenciário”, relacionado diretamente ao tipo de aposentadoria, os sistemas do INSS realizam o último cálculo para resultar o valor final que será pago mensalmente ao segurado.

Nesse caso, todo tipo de aposentadoria difere em sua forma de cálculo conforme o texto vigente na Lei 8.213/1991. Mas como foi mencionado acima, toda aposentadoria é diferente em alguma maneira, ou seja, os cálculos podem variar.   Para ter uma ideia de quanto os segurado receberá de renda mensal e de quanto tempo falta para a aposentadoria, o INSS oferece alguns tipo de simulações. A primeira é a simulação automática que também pode ser chamada de “calculadora do INSS”.

Essa ferramenta funciona a partir da busca de todos os dados e informações do trabalhador que constam no sistema do INSS, calculando o tempo de contribuição e consequentemente quanto falta para ele se aposentar.

Para fazer isso é só fazer login no “Meu INSS”, se não houver registros previdenciários, o segurador pode colocá los manualmente.

Para calcular o valor da renda mensal, é necessário calcular o tempo de contribuição primeiro, além de informar todas as contribuições feitas (a partir de julho 1994 quando a nova regra de cálculo foi estabelecida).

 

Como você avalia este artigo?

Clique em 5 para 5 estrelas

Média do Artigo / 5. Contagem de Votos:

Pedimos desculpas, vamos melhorar.

Ajude-nos a melhorar nosso Artigo

 

 
Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital