fbpx

Requerimento e Acompanhamento de Processos Previdenciários


Requerimento e Acompanhamento de Processos Previdenciários

Todo mundo espera se aposentar um dia, mas poucos sabem exatamente como iniciar esse processo, e muito menos como acompanhá-lo. Todas as informações do trabalhador constam no Cadastro Nacional e Informações Sociais ou CNIS. e são essas informações constantes no mesmo que serão utilizadas para realizar o procedimento Requerimento e Acompanhamento de Processos Previdenciários.

Uma dica preciosa para aqueles preocupados com a aposentadoria é procurar a previdência com antecedência, pelo menos uns cinco anos antes de realmente precisar solicitar o início do benefício, para poder analisar quantos documentos faltam, ou se tudo está correto  no CNIS. 

Como solicitar a aposentadoria

O primeiro passo para cumprir ao iniciar o processo previdenciário é realizar o agendamento da aposentadoria. Esse processo é possível realizar pela internet, mas antes de tudo, é necessário juntar a papelada correta para provar o direito a aposentadoria.

Os documentos necessário são: Carteira de trabalho, PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), LTCAT (Laudo das Condições Ambientais de trabalho), processo trabalhista na íntegra, Guias da previdência social, certificado de reservista.

Se for segurado especial (rural), precisará das Notas fiscais da época, Certidão de nascimento de irmãos que nasceram ainda no meio rural, Histórico escolar de escola rural seu e de seus irmãos, Registro de imóvel do imóvel rural, Certidão do Incra, Cópia do prontuário de identidade de Requerimento e Acompanhamento de Processos Previdenciários.

Se tudo seguir como previsto, o segurado receberá uma carta de concessão, que significa que o trabalhador receberá a aposentadoria. Mas em caso de recebimento da carta de indeferimento, significa que o processo não deu certo.

É importante apontar que não há obrigação em aceitar a aposentadoria oferecida a você, é possível contestá-la, mas é essencial fazer isso antes de começar a receber a aposentadoria, pois após o recebimento da primeira parcela é impossível cancelá-la.

O acompanhamento do processo da aposentadoria.

Antes de receber a carta de confirmação do processo é possível acompanhá-lo em andamento do INSS, para fazer isso há diversas opções, como pessoalmente (indo a uma agência da previdência), ou o mais cômodo, consultar pela internet.

Para consultar pela internet, o trabalhador deverá informar seu nome completo, data de nascimento e CPF. Você pode consultar o andamento do processo a qualquer momento, apesar de que possa demorar um pouco para que ele apareça online.

Mas mesmo na internet, é necessário ter documentos em mãos, como o número do benefício, a data de nascimento do beneficiário, o seu nome e o cpf.

Após preencher o formulário que exige os documentos citados acima, você irá acessar a página com os dados do seu pedido e ele poderá constar como uma das três maneiras: habilitada deferida ou indeferida.

Se constar como habilitada, significa que os documentos foram encaminhados e estão sendo analisados. Se estiver como deferida, você receberá o direito em breve e ele foi aceito. E por último, se for indeferida, seu pedido foi negado.

 

Como esclarecer dúvidas sobre o processo. 

Se o segurador precisa esclarecer dúvidas sobre alguma coisa relacionada ao INSS, ele pode ligar para o canal de contato deles. A central pode esclarecer dúvidas sobre a documentação da previdência, entre outros assuntos.

O número para ligar é 135, e a ligação é gratuita e pode ser feita das 7h da manhã até as 22h (horário oficial de brasília) de segunda a sábado.

Requerimento e Acompanhamento de Processos Previdenciários.

 

 
Desenvolvido por In Company - Monitorado IT9 SEO Marketing Digital