Dívida dos aposentados chega a R$ 1,6 bi no CE
Visto como a solução por alguns idosos, o crédito consignado é avaliado como o grande vilão do endividamento dos aposentados, podendo comprometer o orçamento de uma família e desenvolver dívidas ainda maiores.
No Ceará, ao final do ano passado, era contabilizado cerca de R$ 1,6 bilhão em financiamentos ativos dessa modalidade, distribuídos em 545.594 operações de crédito, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta de quem oferece esse tipo de operação de crédito é sempre a liberação do dinheiro com muita facilidade e rapidez, além de juros mais baixos que os cartões e prazos mais curtos. O desconto da prestação é feito automaticamente na aposentadoria ou da pensão.
Apesar de ser útil em um momento de necessidade, dada a facilidade com que o dinheiro é liberado, as consequências do comprometimento de parte da aposentadoria por um longo prazo não valem a pena. É necessário que as pessoas façam o crédito com consciência, e não por impulso.
O órgão alerta ainda que os aposentados e pensionistas não devem repassar dados pessoais, caso alguém os solicite em sua residência com promessa de acelerar a liberação do empréstimo e recomenda que a melhor forma de obter um financiamento é procurar diretamente uma instituição financeira.
O beneficiário que se sentir lesado após a contratação de um empréstimo pode registrar uma reclamação na ouvidoria geral do ministério da Previdência Social, através do telefone 135.
Fonte: Diário do Nordeste